Buscar
  • Rafael Reis

Cuidados para evitar a calvície

Atualizado: 16 de Jan de 2019




A Calvície é um problema que afeta muitas pessoas, sendo mais comum em homens do que em mulheres. E ela gera muitos transtornos e frustações, podendo inclusive comprometer a autoestima e o bem-estar de que sofre com esse tipo de problema. Mas, você sabia que existem vários cuidados para evitar a calvície?

Isso mesmo! Apesar da questão hereditária contribuir em grande parte no surgimento desse problema, outros fatores também podem desencadear a calvície. Desde o estresse excessivo do dia a dia, até a falta de produtos adequados para o cabelo.

Por isso, nós da Barbearia Rafa Reis no Cambuí (SP), elaboramos esse post com tudo o que precisa saber sobre a calvície. Continue sua leitura e descubra mais sobre:

· O que é Calvície;

· O que causa e quais são os sintomas desse problema;

· Como identificar os estágios iniciais da Calvície;

· Principais tratamentos disponíveis;

· Cuidados caseiros para tratar a Calvície.

Confira!


O que é Calvície


A Calvície é um distúrbio caracterizado pela diminuição progressiva dos fios de cabelo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos metade da população mundial deverá apresentar algum problema do gênero até alcançar a faixa etária dos 50 anos.

E acredite, segundo o mesmo levantamento, a maioria dos casos de Calvície ocorre logo após o fim da adolescência, entre os 20 e 35 anos de idade.

Embora este seja um problema recorrente, o que muita gente não sabe é que a calvície tem cura!


Quais são as causas e sintomas da Calvície


Antes de falarmos sobre os cuidados para evitar a calvície, é importante que você saiba quais são as causas e sintomas característicos desse problema.

Em relação às causas, a grande maioria das pessoas com Calvície apresenta como causa geradora do problema os fatores hereditários.

Contudo, não é apenas esse fator que desencadeia o problema de Calvície. Problemas hormonais também podem causar esse problema.

O excesso de testosterona, por exemplo, pode ser um dos fatores a desencadear a queda precoce dos fios. Quando esse hormônio atua junto ao couro cabeludo de pessoas que já têm tendência ao problema, ele é transformado em DHT.

Esse hormônio age diretamente dentro dos folículos capilares fazendo que as células responsáveis pelos fios morram. Com isso, os folículos começam a se fechar de forma gradativa, ocasionando a queda do cabelo.

A falta de vitaminas também é um dos fatores que pode desencadear a Calvície. Afinal de constas, seu couro cabeludo precisa estar bem nutrido para estimular o desenvolvimento de fios.

Já em relação aos sintomas, o maior sinal ainda é a falta de cabelo em determinada áreas do couro cabeludo, geralmente com entradas nas laterais da cabeça.


Como identificar os estágios iniciais da Calvície



Os estágios iniciais da Calvície podem ser facilmente identificados. No estágio 1, que é o mais comum, ocorre uma recessão mínima na região frontotemporal, ou seja, na região da testa.

Nos estágios 2 e 3, essa falta de fios aumenta gradativamente, ultrapassando uma linha imaginária que vai de uma orelha a outra. Além disso, as entradas começam a se encontrar, quase que formando um triangulo.

Já nos estágios 4 e 5 além dessas entradas mais perceptíveis, você também pode apresentar uma queda de fios no vértice da cabeça, ou seja, no topo dela.

Sendo assim, ao identificar alguns dos estágios citados acima, o mais indicado é que busque um tratamento adequado para combater esse tipo de problema o quanto antes.

Principais tratamentos disponíveis para Calvície

Embora muita gente desconheça, o tratamento de calvície já existe. Inclusive, com os grandes avanços na medicina dermatológica, já é possível encontrar diferentes opções para quem deseja ficar livre desse problema.

Confira abaixo os principais tratamentos disponíveis para Calvície hoje em dia:

· Minoxidil

O Minoxidil 5% é um dos produtos mais utilizados para o tratamento da calvície. Ele é um fármaco que tem uma ação vasodilatadora de longa direção.

Esse produto pode ser encontrado de diferentes formas, tanto em shampoos como em sprays. Ele é aplicado diretamente na pele e geralmente é de uso contínuo.

Basicamente, o Minoxidil vai estimular o crescimento dos fios através da dilatação dos folículos que geralmente ficam obstruídos devido os fatores que desencadeiam o problema de Calvície.

Além disso, ele também vai fortalecer os fios capilares, otimizado a saúde do cabelo como um todo.

· Implante capilar

Esse é um procedimento que também vem ganhando muito destaque entre os homens que sofrem com a queda de cabelos. Atualmente é possível encontrar vários tipos de procedimento, mas os dois mais comuns são o de implante de fios sintéticos e o de fios naturais.

No caso do implante capilar de fios sintéticos, eles são aplicados em regiões onde o problema começou a aparecer. Um dos diferenciais desse processo é que os fios se misturam facilmente aos naturais.

Já no implante com fios naturais, uma faixa do couro cabeludo é retirada e os fios separados em um microscópio. Depois elas são implantadas nas áreas vazias.

· LED

Os equipamentos de LED também podem ser utilizados no tratamento de calvície. Inclusive, eles têm se tornado cada vez mais populares, pois, tem um custo relativamente menor que o implante, e resultados bons para estágios iniciais.

Nele, bonés ou capacetes equipados com LED são colocados na cabeça do paciente por cerca de 20 a 30 segundos. As luzes atuam com uma ação fotoquímica no couro cabeludo penetrando a membrana celular.

Com isso, as células responsáveis pelo desenvolvimento dos fios ganham mais energia e começam a funcionar de forma otimizada.


Cuidados que você pode ter em casa para tratar a Calvície



Além dos tratamentos para Calvície disponíveis no mercado atual, também existem vários outros cuidados para evitar a Calvície. São cuidados simples relacionados à manutenção diária, mas que fazem toda a diferença no combate a esse problema. Confira:

· Massagem para ativação da circulação sanguínea no couro cabeludo

A circulação sanguínea no couro cabeludo é um elemento importante para evitar a queda de fios, bem como melhorar a saúde dos cabelos. O ideal é que você utilize produtos adequados para isso, como óleos capilares massageadores.

Além disso, também é indicado que você procure um barbeiro profissional. Isso porque esse procedimento exige conhecimento técnico para que os movimentos certos sejam executados, e as áreas mais suscetíveis a calvície sejam corretamente estimuladas.

E nada melhor do que o auxílio de um profissional da área para que obtenha os melhores efeitos com esse cuidado, não é mesmo?!


· O uso de shampoo com minoxidil 5%


Mais um dos cuidados para evitar a calvície é utilizar um shampoo com minoxidil 5%. Como pôde ver anteriormente, essa substância atua como vasodilatador no couro cabeludo.

Com isso, os folículos ficarão desobstruídos para que os fios cresçam. Além disso, essa substância age diretamente na saúde dos cabelos.

Sendo assim, esse é um produto que precisa fazer parte da sua rotina de manutenção capilar diária.

Assim como acontece com quem sofre de caspa, existe essa necessidade de cuidados específicos para que o problema não acabe se agravando e comprometendo ainda mais a sua saúde e bem-estar.


· Ph correto para shampoo e condicionador


Esse é um detalhe que muitos homens deixam passar. Porém, se você deseja evitar esse tipo de problema, um dos cuidados para evitar a calvície que jamais deve esquecer é utilizar shampoo e condicionar com o pH correto. No caso dos cabelos, o ideal é optar por produtos com o pH neutro.

Eles evitarão a oxidação dos fios, bem como irão estimular a reconstrução da fibra capilar. Esses dois processos são importantes para o desenvolvimento e crescimento de fios de maneira saudável.

Mas, vale lembrar que o pH desses produtos também varia conforme o seu tipo de cabelo. Por conta disso, o ideal é que você fale diretamente com um profissional.

Ele poderá avaliar com cuidado quais as necessidades dos seus fios. E, assim, terá condições de indicar o melhor shampoo e o melhor condicionador para os seus fios.


Conclusão


Esses são apenas alguns dos cuidados para evitar a calvície. Lembre-se, é mais fácil e barato ter atitudes preventivas para que o distúrbio não surja ou piore, do que ter que tratar do problema. por conta disso mantenha uma rotina de manutenção diária eficiente.

Se você está em busca de uma barbearia em Campinas que lhe ajude a combater o problema de Calvície, não deixe de agendar um corte e uma massagem no couro cabeludo com o Barbeiro Rafa Reis.

Além de bater um papo bacana e ficar mais inteirado sobre o assunto, você também pode conhecer mais sobre o spray de minoxidil a 5%, uma poderosa solução quando se trata de combater a queda de cabelo!




#dicasdeblog #barbeariaemcampinas #barbearianocambui #calvice #barbeiroemcampinas


229 visualizações1 comentário

Barbearia - Rafa Reis Barbeiro

Campinas - São Paulo

©2019 by Barbearia - Rafa Reis Barbeiro.Criação de campanha Google AdWords by
www.creisconsultoria.com

Cu00f3pia_de_Sem_nome.png